terça-feira, 27 de setembro de 2011

Galeto "primo canto" com polentinha e batatas ao murro!


Quem não gosta de um velho e bom galetinho assado?!?! Diga ai se ele muitas vezes não é a salvação da lavoura dos finais de semana ?!?! Pelo manos aqui em casa rola sempre!
Muitas vezes a gente confunde o verdadeiro galeto com frango assado que vende nas padarias e super mercados, mas na verdade um verdadeiro galeto é um frango pequenininho. O Galeto é uma refeição típica das colônias italianas do sul do Brasil, especialmente daquelas situadas no Rio Grande do Sul. O nome real da iguaria na Itália é "passarinhada", mas no Brasil substituíram-se os pássaros por pequenos frangos, abatidos ao  mês de terem nascido. Em geral são assados na brasa, mas quem não tem brasa, assa no forno mesmo viu!?!?

Para fazer o galeto você vai precisar:
01 galeto inteiro
350ml de vinho branco seco (utilize um de boa qualidade, se um bom vinho deixa sua receita ainda mais gostosa, um vinho de qualidade inferior estraga sua comida. Eu cozinho normalmente com um chileno)
08 folhas de sálvia picadinha
03 dentes de alho amassado
500g de batatinha bolinha
noz moscada ralada na hora a vontade
sal e pimenta a vontade
azeite

--> Desosse o galeto (aqui mostra como). Não descarte os ossos, reserve para fazer o caldo que você vai utilizar na polenta! Em seguida faça uma marinada com os outros ingredientes e coloque o galeto.Deixe descansando por 1h. 
Enquanto você espera vai fazendo o caldo/fundo com os ossos. Em uma panela coloque água fria, 01 cenoura cortada em pedaços grosseiramente, 01 cebola também cortada grosseiramente e os ossos. Aguarde mais ou menos 1hora também para os sabores apurarem bem!
Cozinhe al dente as batatinhas bolinha com a casca, escorra da água fervendo e dê um choque térmico com água fria para interromper o cozimento. Agora chegou a hora legal, com a palma da pão dê um tapa, de forma que achate a batatinha, mas não muito. Dai vem o nome, batatas ao murro, entendeu??!! 
Coloque azeite em uma frigideira e saltei as batatas já achatadas com alho picado, um pouco de sal, pimenta e salsinha também picada!
Agora já passou uma hora, então tire o galetinho da marinada e espete as extremidades do galeto com dois palitos de churrasco em forma de "x" para manter o formato original do bichinho. Pegue da cocha a assa!
Sele o galeto em uma frigideira anti aderente com um fio de azeite, espere ficar bem crocante e mude de lado, em seguida leve ao forno pré-aquecido e espere mais uma 1h. 
Agora é só degustar e amar!

Observem que o galeto é do tamanho de minha mão!! É bem pequeno mesmo!



O caldo com os ossos para fazer a polenta!
Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário